Segundo a lei 10.973, Inovação é introdução de uma novidade ou um aperfeiçoamento no ambiente produtivo e social que resulte em novos produtos, serviços ou processos ou que compreenda a agregação de novas funcionalidades ou características a produto, serviço ou processo já existente que possa resultar em melhorias e em efetivo ganho de qualidade ou desempenho. Em resumo, inovação caracteriza-se pela sua aplicação prática.
Para classificar o nível de desenvolvimento de um projeto que tem como objetivo inovação, foram criadas diversas escalas para medir o grau de maturidade da tecnologia, em relação à sua operação, produção em grande escala ou mesmo à sua utilização pelo público.
A escala aqui utilizada tem 5 níveis:
- Bancada (laboratório) - os princípios básicos da tecnologia são observados e relatados, mas ainda não se realizou pesquisa aplicada nem desenvolvimento.
- Piloto - Foram realizados estudos experimentais e analíticos para validar as predições que se tem acerca da tecnologia. Abrange a Prova de conceito preliminar até preparação para aumento de escala
- Demonstração - Abrange a avaliação do protótipo ou modelo representativo num ambiente relevante até avaliação do protótipo em ambiente próximo do real.
- Operação - produtos, serviços ou processos está pronto para operação, para ser utilizado pelo público que se destina