Agência de Inovação - FORMULÁRIO Proteção software - inventores independentes


Agência de Inovação do IFRJ - PROPPI, por meio da Coordenação Geral de Transferência de Tecnologia e Propriedade Intelectual (CTPI), indica que todos os interessados em solicitar proteção intelectual de programas de computador, em conformidade com a Política de Inovação do IFRJ, façam o preenchimento do formulário de Comunicação de Criação - Programas de Computador/Softwares.

Bem vindo, ao formulário de comunicação de criação - programas de computador/software.

Descrição: O presente formulário foi elaborado obtermos dados a serem usados pela Agência na formalização dos pedidos de REGISTRO DE SOFTWARE de inventores independentes, em parceria com IFRJ junto ao INPI.

Contamos com sua colaboração em preencher o máximo de informações, pois serão muito importantes para atender a sua demanda.


IMPORTANTE: Outras informações podem ser solicitadas durante o processo de registro.

Caso de dúvidas entrar em contato através dos e-mail: ctpi@ifrj.edu.br e/ou no e-mail: inovacao@ifrj.edu.br
 

INFORMAÇÕES GERAIS

Nome completo:

 a pessoa que se identificar aqui ficará responsável veracidade das informações fornecidas.
E-mail:
Telefone:
 Exempo: (21) 2222-0000
Título do programa e/ou software: 

Qual a data da publicação(1 ) ou da criação(2) do programa?

 (1) data em que o programa tornou-se acessível ao público e/ou (2) data em que o programa tornou-se capaz de atender plenamente as funções para as quais foi concebido.
Qual a linguagem ou linguagens de programação foram utilizadas no desenvolvimento do programa?

 É necessário indicar pelo menos uma linguagem, ou colocar em ordem de prioridade ou importância para o desenvolvimento do software.
Qual ou quais os CAMPOS DE APLICAÇÃO do software?

 

Existem alguns campos de aplicação (descreva o que seria mais próximo do campo de aplicação de mercado ou serviço publico do software). SUGERIMOS USAR COMO REFERENCIA A TABELA DO INPI SOBRE CAMPOS DE APLICAÇÃO, ver o link:

https://www.gov.br/inpi/pt-br/servicos/programas-de-computador/arquivos/manual/campo_de_aplicacao.pdf

Como palavras chaves pode-se usar por exemplo: Administração publica; Industrial Naval; Entreterimento; Industrial petróleo e gás; Industrial automobilística entre outros.

Qual o TIPO DO PROGRAMA/ Software? 

 

Você precisa indicar palavra(s)-chave que identifique(m) o tipo de programa. IMPORTANTE CONSULTAR TABELA TIPO DE PROGRAMA DO INPI - recomendamos usar o link abaixo:

https://www.gov.br/inpi/pt-br/servicos/programas-de-computador/arquivos/manual/tipos_de_programa.pdf

Como palavras chaves também podem ser usadas como no exemplo: Aplicativo; Planejamento; Comercio; Auditoria entre outros; assim como Aplicação Industrial ou Comercial: Automação Comercial, Automação Industrial, Controle de processos; Automação metalurgica, entre outros.

Qual a Identificação da função hash utilizada para gerar a Chave Hash?

 

Este campo você precisa indicar o tipo de algoritmo hash selecionado, gerar a criptografia do código-fonte e informar o resumo digital no campo. Existem vários algoritmos para a geração do resumo digital hash, tais como, “MD5”, “SHA-1”, “SHA-224”, “SHA-256” e “SHA-512”. 

Coloque aqui o seu resumo hash referente aos trechos do programa de computador e de outros dados que considerar importantes ou relevantes para identifica-los.

 

Coloque aqui o resumo digital hash (por exemplo: ad837976d0de8e3be543d0509776c4b1) que pode ser gerado por diversos dispositivos. A geração do resumo digital hash a partir da do código-fonte pode se dar tanto sobre um único arquivo de entrada (PDF, DOC, TXT, etc.), como sobre uma coletânea de arquivos compactados em um único arquivo ZIP ou RAR. Geralmente, todos os arquivos de código fonte do programa são compactados em um único arquivo (ZIP, por exemplo) e é executado um programa neste arquivo que gera o hash. Para a geração do hash, se for no sistema operacional Linux, basta executar o comando sha512sum nome_do_arquivo.zip. Se você estiver utilizando o Microsoft Windows, uma forma fácil é utilizar um programa para a geração do código hash, por exemplo o Hash Tool (basta selecionar o arquivo compactado que a ferramenta apresenta o código hash).

Faça aqui uma breve descrição da funcionalidade do software desenvolvido. Justificando a oportunidade e/ou demanda pelo programa.

Qual a aplicabilidade da solução tecnológica no contexto de mercado? Em que tipo de mercado, industria ou atividade comercial o programa tem utilidade?

Relacione cada inventor com: Nome, CPF, Nacionalidade, Endereço Completo, CEP, Cidade, Estado, Telefone, Email, Formação acadêmica ou qualificação profissional.

RESPOSTA OBRIGATORIA, mas os campos devem ser preenchidos apenas com nomes dos participantes mais relevantes no desenvolvimento da tecnologia. 

  Nome Completo: Nacionalidade: CPF: qualificação profissional ou ocupação ou atividade profissional atual Endereço completo: CEP: Cidade: telefone: e-mail: formação acadêmica:
inventor(a)
inventor(a)
inventor(a)
inventor(a)
inventor(a)
inventor(a)
inventor(a)
inventor(a)
inventor(a)
inventor(a)
Existiram pessoas com atuação de colaboradores, mas que não são inventores diretamente?
Faça uma LISTAGEM com o Nome dos colaboradores? (se houver) Para cada pessoa é necessário indicar nome, telefone (opção: WhatsApp) e email para contato, e formação acadêmica ou qualificação profissional.
  nome completo: telefone: e-mail: formação acadêmica: qualificação profissional (se houver) ou atividades profissional atual:
Colaborador(a):
Colaborador(a):
Colaborador(a):
Colaborador(a):
Colaborador(a):
Colaborador(a):
Colaborador(a):
 os nomes indicados poderão receber certificados ou declaração dessa colaboração para fins de comprovação curricular
Houve participação de algum colaborador que pertence a(s) startups e/ou às incubadora(s)?
Sim, tivemos participação de servidor(es) vinculado(s) à incubadora(s).
Sim, tivemos participação de estudante(s) vinculados à incubadora(s).
Sim, tivemos participação de estudante(s) vinculado(s) à Startup(s) incubada(s).
Não
Sem resposta

Quais são servidores do IFRJ? E indique os campi de cada um. OBS.: Identifique quem é inventor/autor (responsável diretamente pelo desenvolvimento), e quem é voluntário ou colaborador (não atuou no desenvolvimento diretamente). E se tem ou não vinculo com startups ou incubadora(s).
  nome: se for servidor do IFRJ indique o seu campus: se for de outra instituição, qual? tem algum vinculo com incubadoras do IFRJ? tem algum vinculo com startups incubadas do IFRJ? tem algum vinculo com incubadoras de outras instituições? tem algum vinculo com startups incubadas fora do IFRJ?
inventor(a)
inventor(a)
inventor(a)
inventor(a)
inventor(a)
inventor(a)
inventor(a)
inventor(a)
inventor(a)
inventor(a)
colaborador(a) ou voluntário(a)
colaborador(a) ou voluntário(a)
colaborador(a) ou voluntário(a)
colaborador(a) ou voluntário(a)
colaborador(a) ou voluntário(a)
Quais são estudantes? importante indicar o curso, e se são do IFRJ ou externos, colocando a Instituição de cada um. OBS.: Identifique quem é inventor/autor (responsável diretamente pelo desenvolvimento), e quem é voluntário (não atuou no desenvolvimento diretamente). E se tem ou não vinculo com startups ou incubadora(s).
  nome: aluno do IFRJ? Se for, qual é seu campus? alunos de outra instituição? se for qual a ICT? o estudante tem vinculo com as incubadoras do IFRJ? Qual? o estudante tem vinculo com as startups do IFRJ? Qual?
Identifique os estudantes inventores
Identifique os estudantes inventores
Identifique os estudantes inventores
Identifique os estudantes inventores
Identifique os estudantes inventores
Identifique os estudantes colaboradores
Identifique os estudantes colaboradores
Identifique os estudantes colaboradores
Identifique os estudantes colaboradores
Identifique os estudantes colaboradores
Para que o IFRJ possa fazer a proteção os autores devem disponibilizar uma copia de mídia com material codificado (CD, pendrive ou outro tipo de backup) para que fique guardado para fins de confirmação caso seja solicitado. Indique aqui qual mídia ou formato será preferido pelo grupo, para mais informação entrar em contato com a Agência de Inovação.
 Reforçando: a guarda e manutenção da integridade da documentação técnica serão feitas pelo titular de direito e serão fundamentais para uso futuro como prova digital, ou seja, a informação do resumo hash e a descrição do algoritmo no formulário eletrônico serão fundamentais para uma validação deste documento, guardado pelo interessado. É recomendável fazer cópias de segurança em um dispositivo de armazenamento do titular de direito, a fim de garantir a integridade do arquivo ao longo do tempo (INPI).