PROPOSTA DE CURSO LIVRE DE EXTENSÃO - CAMPUS MESQUITA


PROPOSTA DE CURSO LIVRE DE EXTENSÃO - CAMPUS MESQUITA

Este formulário é destinado ao envio de propostas de Cursos Livres de Extensão (CLE) no âmbito do Campus Mesquita.
O Regulamento de CLE do IFRJ, aprovado pela Resolução Consup n° 28 de 2021, pode ser consultado em: https://portal.ifrj.edu.br/sites/default/files/IFRJ/ConSup/Resolucoes2021/arquivo_completo_-_resolucao_no_28-2021.pdf

Para mais informações ou dúvidas, procure a Coordenação de Extensão do campus. 

Contato: coex.cmesq@ifrj.edu.br 

Ao fim do processo de submissão, o proponente deverá verificar se todas as informações estão corretas, visto que após o envio não serão aceitos pedidos de alteração dos dados preenchidos.  

Em caso de informações divergentes em mais de uma proposta enviada para o mesmo curso, serão considerados os dados descritos na última subsmissão. 

Após a conferência, o proponente deverá clicar sobre a mensagem “imprimir suas respostas” e, em seguida, em “exportar para pdf”, para gerar o arquivo de confirmação.

CATEGORIA DO CURSO DE EXTENSÃO
CURSO DE EXTENSÃO – INICIAÇÃO – Oferecer noções introdutórias em uma área específica do conhecimento. Carga horária mínima de 08 horas.
CURSO DE QUALIFICAÇÃO BÁSICA/TREINAMENTO – Preparar o cursista para o desempenho das funções básicas de determinada área, independentemente dos conhecimentos já adquiridos e das experiências. Ocorre no nível da formação inicial, seja qual for a escolaridade. Carga horária de 08 a 20 horas.
CURSO DE EXTENSÃO – ATUALIZAÇÃO – Atualizar habilidades teóricas e/ou práticas em uma área do conhecimento. Estão incluídos nessa categoria os processos de qualificação destinados a indivíduos que necessitam de adequação devido a mudanças tecnológicas e organizacionais. Carga horária de 21 a 40 horas.
CURSO DE EXTENSÃO – CAPACITAÇÃO – Capacitar o cursista mediante a construção de habilidades teóricas e/ou práticas limitantes ao exercício das atividades profissionais. Carga horária de 41 a 80 horas.
CURSO DE EXTENSÃO – APERFEIÇOAMENTO – Aprofundar habilidades teóricas e/ou práticas em uma área do conhecimento. Carga horária de 81 a 160 horas.
MODALIDADE DO CURSO DE EXTENSÃO
CURSO PRESENCIAL – Curso em que as atividades de ensino–aprendizagem são desenvolvidas com a presença simultânea de professor/ministrante e estudantes durante toda a carga horária. A carga horária computada é referente às atividades realizadas na presença do professor/ministrante.
CURSO SEMIPRESENCIAL – Curso em que a carga horária computada compreende as atividades realizadas sem a presença/supervisão de professor/ministrante e também parte das atividades desenvolvidas na presença do professor/ministrante.
CURSO A DISTÂNCIA – Curso em que as atividades de ensino–aprendizagem são desenvolvidas em sua maior parte sem que estudantes e professores estejam presencialmente no mesmo local à mesma hora, tendo acompanhamento do professor ou tutor durante toda a realização do curso. Os cursos a distância podem ser oferecidos nas modalidades EAD ou remota.

INFORMAÇÕES DO CURSO

Título do Curso:

Nome do/da proponente:

Siape:
Campus de lotação:
Arraial do Cabo
Belford Roxo
Duque de Caxias
Engenheiro Paulo de Frontin
Mesquita
Nilópolis
Niterói
Paracambi
Pinheiral
Realengo
Reitoria
Resende
Rio de Janeiro
São Gonçalo
São João de Meriti
Volta Redonda
Campus ao qual o curso está vinculado:
Arraial do Cabo
Belford Roxo
Duque de Caxias
Engenheiro Paulo de Frontin
Mesquita
Nilópolis
Niterói
Paracambi
Pinheiral
Realengo
Reitoria
Resende
Rio de Janeiro
São Gonçalo
São João de Meriti
Volta Redonda
Área temática (Apêndice III do Regulamento de Cursos Livres de Extensão do IFRJ - Resolução Consup nº 28/2021):

Instituições parceiras:

Equipe colaboradora do curso e suas funções:

Justificativa(s):

Fundamentação teórica:

Objetivo geral do curso:

 Determinar neste espaço, com clareza e objetividade, o seu propósito com a realização do curso (mapear, identificar, levantar, diagnosticar, traçar o perfil, etc.).
Objetivos específicos:

Metodologia: 

 Descrever brevemente neste espaço como o curso será conduzido, o caminho previsto para se alcançarem os objetivos, os métodos e as técnicas a serem aplicados(explicitandoporque e para que). Informar que instrumentos serão utilizados ou construídos para coletar os dados e como estes serão analisados. Deixar claro o que, como, com quem e onde cada passo do curso será feito para que cada objetivo específico seja atingido.
Anexar ações detalhadas previstas:
 Inserir arquivo (planilha) no formato "pdf" contendo cada etapa que compõe a metodologia de trabalho, conforme o prazo de vigência do cronograma e sua relação com as expectativas de geração de produtos e/ou processos.
Programa do curso:

 Inserir ementa e conteúdos programáticos.
Bibliografia básica:

 Utilizar a norma ABNT NBR (6023:2018 para referências. https://www.ufpe.br/documents/40070/1837975/ABNT+NBR+6023+2018+%281%29.pdf/3021f721-5be8-4e6d-951b-fa354dc490ed
Público-alvo:

 Descrever o público-alvo.
Número de vagas oferecidas (indicando número mínimo necessário para oferta do curso):
 

Caso não haja número mínimo necessário para oferta do curso, favor colocar a opção 01.

 

Infraestrutura necessária (instalações e equipamentos):

Critérios de aproveitamento para certificação:

Planilha de custos detalhada:
 

Nos casos de cursos que não possuem apoio orçamentário, a planilha de custos não se aplica.

Inserir a planilha no formato PDF, não há modelo específico, fica a critério do(a) coordenador(a) do curso.

Período de inscrição:
Local, dias da semana e horário para a realização do curso:

Período de realização do curso:
Currículo Lattes (atualizado nos últimos 6 meses) do proponente e do(s) ministrante(s) envolvidos:

Declaração de ciência

Estou ciente que somente após a anuência da proposta do curso, a campanha para divulgação será realizada, contando, para isso, com o auxílio da Coordenação/Diretoria de Extensão do campus e dos demais órgãos competentes da Instituição e que as atividades que não envolvam a comunidade externa ao IFRJ como público-alvo e/ou que não tenham anuência para ocorrer como um CLE não serão certificadas de acordo com o regulamento para os Cursos Livres de Extensão no âmbito deste Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ.